Varejo paranaense tem crescimento de 1,26% no primeiro semestre do ano

Texto: Karla Santin / Fecomércio

Região Sudoeste teve a maior alta do acumulado do ano, com elevação de 6,53%

O varejo paranaense concluiu o primeiro semestre com crescimento de 1,26% segundo a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Na comparação com o mesmo período do ano passado, os setores que mais se sobressaíram foram concessionárias de veículos, com alta de 7,72%; autopeças, com 4,95%, e supermercados, com elevação de 3,75%. Também apresentaram aumento nas vendas os ramos de óticas, cine-foto-som (2,58%), móveis, decorações e utilidades domésticas (2,48%), combustíveis (1,77%) e as lojas de departamentos (0,17%). Alguns setores, porém, registraram perdas no decorrer do 1º semestre, entre eles, farmácias (-7,75%), materiais de construção (-6,25%) e vestuário e tecidos (-6,04%).

Na variação mensal, de maio para junho, o faturamento do comércio paranaense aumentou 1,64%, com destaque para as concessionárias de veículos, que tiveram alta de 17,75% nas vendas naquele mês.

Já na variação anual, os dados apontam elevação de 5,12%, com o comércio de veículos em evidência novamente, contabilizando crescimento de 23,5%.

Regiões O Sudoeste foi a região com maior crescimento nas vendas do primeiro semestre, com ampliação de 6,53%. Curitiba e Região Metropolitana tiveram aumento de 4,12% no acumulado de janeiro a junho. Na sequência ficou o comércio de Ponta Grossa, com 3,49%, e Maringá, com 1,55%. As regiões Oeste e Londrina foram as únicas com redução nas vendas, com baixas de 1,97% e 4,22%, respectivamente.