No SCPC é possível consultar restrições a crédito e se preparar para o Desenrola Brasil

Programa do Governo Federal vai ajudar famílias a saírem das dívidas

fachada do Sindilojas PG
Sindilojas atende de segunda a sexta das 8h às 18h | Foto: Wilian Ferreira

Com o Programa Desenrola Brasil, muitas oportunidades de limpar o nome e aquecer a economia começaram e um dos itens da ação do Governo Federal que chamou atenção na primeira fase é a exclusão de dívidas de até R$100 dos órgãos de proteção de crédito, como o SCPC.

Porém, é preciso estar atento as regras do Programa.

“É importante que os consumidores consultem suas dívidas para verificar se ela está numa instituição bancária ou na base das lojas, pois há diferenças”, pontua a gerente do Sindilojas, Sirlei Gravonski.

A diferença está nas faixas do Programa Desenrola Brasil que, neste momento, vai garantir a retirada da negativação somente de dívidas bancárias.

“Sabemos que os bancos dão, em alguns casos, até 90% de desconto na dívida e, sinceramente, é impossível não querer aceitar a proposta deles”, pontua o presidente do Sindilojas, José Carlos Loureiro Neto.

O presidente faz um alerta: “O Programa não é um perdão da dívida, mas sim a retirada da negativação, o que facilita as pessoas terem acesso ao crédito”.

Segundo dados do SPC, quatro em cada dez famílias têm o nome sujo, o que impede acesso à crédito, impossibilidade de compras em lojas, empréstimos bancários e financiamentos.

Para consultar as dívidas ativas, o consumidor pode ir até um dos bureaux de consulta, como o SCPC, que em Ponta Grossa tem o Sindilojas como representante.

“Aqui ou em nossos parceiros é possível ver se há negativação, onde é a negativação e assim buscar formas de negociar”, pontua José Carlos Loureiro Neto, presidente da entidade.

Para saber onde consultar o CPF é só acessar: www.sindilojaspg.com.br/cpf.