Logotipo da entidade

Área do associado

Dia dos Namorados: pesquisa aponta aumento no ticket médio, apesar de queda na intenção de compra

O Dia dos Namorados é uma data importante para o varejo. Entre presentes, jantares e momentos íntimos, a data movimenta o setor, e em Ponta Grossa não é diferente.

Segundo pesquisa da Fecomércio/PR e do Sebrae/PR, 39% dos entrevistados vão presentear. Na região central do estado, onde está Ponta Grossa e Região dos Campos Gerais, a intenção de compras é de quase 36%.

Regis de Oliveira Godoy, proprietário da Maria Mariá, pontua que o Dia dos Namorados é considerado a terceira data de maior consumo no segmento, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães.

Segundo ele, a loja vai atender a clientela na linha de confecção e calçados, produtos de moda atual com preços acessíveis e parcelamento em até 12x sem juros. “Nesta data, reforçamos a linha de moda jovem facilitando para os clientes com mais opções de modelos”.

O que a loja vende vai ao encontro dos itens favoritos para presentear na data, pois segundo a pesquisa, roupas, bolsas e calçados são as principais escolhas, seguidos de perfumes e cosméticos. Além disso, 16,9% dos entrevistados citaram o jantar romântico como opção.

Embora as empresas não sejam da linha de vestuário ou cosméticos, ainda podem aproveitar a data e vender, caso da Living Academia, que apostou em 50% de desconto na primeira mensalidade para o casal.

Segundo Andréia Alexandrina de Mello Corrêa, proprietária do local, a ideia é aliar preço baixo e motivação para o casal treinar. “Com esta ação, nós queremos trazer aquele casal que está em busca de uma academia completa e em valores acessíveis. Com isso, criamos essa campanha para os apaixonados”.

José Carlos Loureiro Neto, presidente do Sindilojas PG, pontua que o Dia dos Namorados é a oportunidade de aumentar o volume de vendas e estimular a economia. “Nesta data, as pessoas estão em busca de presentes e, com a atual situação da inflação e juros altos, eles acabam procurando onde é mais vantajoso, por isso é importante que os lojistas façam promoções ou parcelamento de suas vendas”.

 

Comparativos 2024 e 2025

Segundo dados da pesquisa estadual, o ticket médio deste ano é estimado em R$ 197,53, sendo que 48% dos participantes pretendem efetuar o pagamento à vista, seja por pix, débito ou dinheiro.

Comparando os dados de 2025 e 2024, a intenção de compra para o Dia dos Namorados caiu 8%, porém o valor do ticket médio aumentou 25%. Neste ano, o local de compras teve mudanças, com a internet sendo a mais citada pelos entrevistados, seguida pelas lojas do centro (29,3%), shopping (24,7%) e lojas de bairro (5,9%). No ano passado, as lojas dos shoppings ocupavam o primeiro lugar.

No Brasil, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é que o Dia dos Namorados movimente a economia em R$ 2,75 bilhões em o todo Brasil, aumento de 3,2% em relação a 2024.