Fecomércio busca doações para construir museu ferroviário

Doações podem ser feitas no Sesc

Na tarde desta segunda-feira (26) foi realizada uma reunião na Prefeitura de Ponta Grossa com representantes do sistema Fecomércio/Sesc/Senac - instituições responsáveis pelo restauro e revitalização da Estação Saudade. O presidente da Fecomércio, Darci Piana, apresentou o Museu Ferroviário, que deverá integrar a estrutura do espaço e receberá doações da população visando o resgate histórico das ferrovias do Paraná.

Sobre as obras, Piana explicou que elas dependem de autorização dos órgãos culturais do Estado para que na sequência sejam licitadas. A previsão de entrega é o último trimestre de 2019. O prefeito Marcelo Rangel lembrou que quando assumiu a gestão municipal, em 2013, a Estação era um lugar utilizado como ponto de tráfico de drogas. “Quando assumimos o local estava abandonado, e desde então começamos o processo de recuperação de todo o Quadrilátero Histórico”, apontou.

O presidente do Sindilojas/PG, José Loureiro, indicou os benefícios para o comércio e o setor de serviços. “Cursos serão promovidos na Estação Saudade, que atrairá pessoas de outras cidades. Estas, virão gastar no nosso comércio, usar os nossos serviços e mostrar que esse projeto é um diferencial para Ponta Grossa”, frisou Loureiro.

O museu que será instalado no prédio do patrimônio está aberto a doações de toda a população, que pode fornecer tanto materiais e objetos quanto notícias, documentos e fotografias relativas às locomotivas. A identidade dos doadores será preservada e exposta na sala-museu, que deve ser inaugurada juntamente com o restauro da Estação Saudade. Os interessados em doar patrimônios devem procurar a unidade ponta-grossense do Sesc

Fonte: A Rede