Confiança do comércio avança depois de quatro quedas consecutivas

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getúlio Vargas avançou 6,8 pontos em setembro, atingindo 89,2 pontos. Após quatro meses de quedas consecutivas, o indicador retorna ao nível de abril (89,1 pontos). A melhora da confiança foi disseminada entre os 13 segmentos pesquisados, explicou a FGV, com avanços tanto das expectativas quanto das avaliações sobre a situação atual. O Índice de Expectativas (IE-COM) teve alta de 7,0 pontos, para 95,1 pontos, retornando ao nível de abril deste ano (95,8 pontos). Já o Índice da Situação Atual (ISA-COM) subiu 6,5 pontos, atingindo 83,9 pontos, máxima desde janeiro de 2015 (87,4 pontos). O cenário no Brasil é de inflação e juros baixos, o que favorece o consumo e a gradual retomada econômica que o país vem apresentando. A melhora da percepção sobre o mercado de trabalho também impulsionou a confiança do consumidor brasileiro, que subiu em setembro após três quedas seguidas.

Fontes: Diário dos Campos e G1