Alta no salário mínimo regional do PR deve aquecer a economia

Já está em vigor, a partir desta quinta-feira, dia 1º de março, o novo salário mínimo regional no Estado do Paraná. O decreto foi assinado pelo governador Beto Richa e agora as novas faixas salariais variam de R$ 1.247,40 a R$ 1.441,00, dependendo do ramo de atuação. Esse valor regulamenta o salário de cerca de 1,5 milhão de trabalhadores do setor privado, que não são contemplados com convenções ou acordos coletivos de trabalho.  O aumento médio para esse ano é de 1,81%, e foi ajustado conforme o percentual aplicado para o mínimo nacional, como determina a Lei 18.766 de maio de 2016, aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná. Se considerar a menor faixa salarial, ela é superior em 24% ao mínimo nacional, fixado em R$ 954,00; enquanto que a maior faixa é mais de 50% superior. Esses índices estão entre os maiores do país. Um dos setores mais impactados diretamente com essa alta do mínimo regional é o comércio. Na avaliação do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e Região (Sindilojas PG), José Loureiro Neto, embora onere mais os empreendedores do setor, esse incremento é muito positivo, pois com a massa salarial maior, as vendas também têm um aumento. “Os funcionários dos mais diversos setores, ganhando melhor, vão gastar mais. A despesa dos empresários do comércio aumenta, mas, ao mesmo tempo, com o dinheiro a mais que acaba entrando, ajuda a melhorar as vendas e faz crescer o setor”, declara.

Fonte: ARede