top of page

Registro de marca evita dores de cabeça aos empreendedores

Blindar o nome da empresa evita prejuízos, garante exclusividade e crescimento sem riscos


Fachada do Sindilojas
Interessados no serviço podem saber mais no Sindilojas PG | Foto divulgação

Será que você é realmente o dono da sua empresa? É uma pergunta estranha, porém tem fundamento quando se cria um empreendimento e o empreendedor esquece de fazer o registro de marca, o que pode gerar grandes problemas.


Quem explica melhor é Carla Demetrio, fundadora da Mark-se Marcas e Patentes, parceira do Sindilojas PG.

“(...) ao estruturar um negócio, materiais promocionais, fachadas, site, logo, uniformes, entre outros, o empresário investe altos valores para se posicionar como marca e quando ele não se atenta ao registro há o risco de duas formas”.

Entre os riscos citados por Carla, especialista na área, está o plágio por terceiros, o que faz o empreendedor perder a chance de ser único no mercado, ou mesmo ele estar copiando alguém, o que gera ação judicial com retirada do nome e até multa:

“Ambos os casos podem gerar prejuízos irreversíveis e a melhor forma de prevenir problemas é realizar todo processo de registro de marca com empresas sérias, tecnológicas e transparentes com se dá a atuação da Mark-se”.

E ao contrário do que se imagina, registrar o nome fantasia do empreendimento não é um bicho de sete cabeças. “Registro de marca é para todos os tipos de empresas”, ressalta Carla.

A especialista pontua ainda ser possível registrar marca, patente, software, desenho industrial, direitos autorais, blokchain e marcas gov.


José Carlos Loureiro Neto, presidente do Sindilojas Ponta Grossa, reforça as palavras de Carla e pontua a necessidade de se proteger. “Não queremos ver uma empresa que há anos atua em nossa cidade precisar mudar o nome e perder tudo, por isso fechamos essa parceria e queremos os lojistas usando”.


Segundo dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 2022 foram mais de 398 mil pedidos de registro de marca, crescimento de 3% em comparação a 2021.


Além disso, o Brasil liderou o ranking de mais registros de marcas em 2022 em todo o mundo, com 89%, passando na frente de países como Estados Unidos (4%), China (1%) e França (1%).


Empresários interessados em fazer seu registro de marcas com condições diferenciadas através da parceria do Sindilojas com a Mark-se pode entrar em contato pelo telefone (42) 3224-2510, Whatsapp (42) 99984-1116 ou fazendo uma visita na sede da empresa localizada na Avenida Visconde de Taunay, 1050, Ronda, próximo à Prefeitura de Ponta Grossa.

Comments


bottom of page