Gilberto Chrestani recebe o Prêmio Guerreiro do Comércio 2022

Evento reconhece e destaca empresários de sucesso

Gilberto Chrestani, de branco, recebendo a certificação de diretor do Sindilojas PG | Foto Edson Luiz Brabicoski

Na sexta-feira (15), diversos empresários do Paraná recebem um importante reconhecimento da Fecomércio/PR, o Prêmio Guerreiro do Comércio, que destaca e reconhece empresários paranaenses de sucesso.

Sem duas edições, por causa da pandemia, a organização promete um retorno com grande estilo, reunindo, em Curitiba, mais de mil empresários e convidados para a entrega do troféu e da Comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná a 48 empreendedores indicados por pelos sindicatos empresariais.

Em Ponta Grossa, quem recebe o reconhecimento é Gilberto Chrestani, indicado pelo Sindilojas Ponta Grossa, proprietário da Óptica Brasil, fundada em 1983.

“Quando ingressei na vida profissional com 13 anos, sempre almejei crescimento e para que isso se concretizasse procurei sempre dar o melhor de mim e quando recebi a indicação veio um filme da vida, eu e minha família nos emocionamos ao ver que valeu a pena trabalhar com esmero e honestidade”, comenta emocionado.

Gilberto Chrestani atua no ramo óptico há 56 anos, onde ingressou aos 13 anos, como serviços gerais na Ótica e Relojoaria Ávila. Em menos de um ano estava trabalhando no balcão como aprendiz em vendas. Dois anos depois passou para a área laboratorial e aprendeu a confeccionar lentes a partir de um bloco oftálmico.

Anos depois, tornou-se o gerente do laboratório e da loja e, mais tarde, das quatro lojas da empresa, cargo em que permaneceu por 17 anos. Formou-se em Técnico em Óptica e em Técnico Contábil. Em 1983, fundou sua empresa, a Óptica Brasil, com laboratório próprio, também relojoaria e semijoias.

Atualmente opera como óptica e possui duas lojas. Embora as lentes não sejam mais produzidas na empresa, mas por laboratórios contratados com o uso de equipamentos de alta tecnologia, a experiência de Gilberto na confecção de lentes sempre está presente nos óculos comercializados pela Óptica Brasil.

José Carlos Loureiro, presidente do Sindilojas, parabeniza Gilberto.

“Nos emociona saber que um empresário dedicado, responsável e ético está recebendo esse importante reconhecimento do comércio. Acreditamos em empreendedores como ele e na sexta-feira estaremos juntos em Curitiba festejando este título”, finaliza.

Ari Faria Bittencourt, presidente da Fecomércio/PR, comenta que o troféu Guerreiro do Comércio reconhece empresários geradores de riquezas, empregos e promotores do desenvolvimento do Estado. “Existe uma característica que une todo o empresário do nosso setor: é a extrema dedicação ao próprio negócio. A empresa torna-se o foco da vida, uma espécie de filha predileta. É ela a causa de suas preocupações, mas é nela que ele se realiza”, ressalta ele que é o anfitrião do evento.

Além dos empresários, três personalidades recebem a Comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná, a mais alta honraria da Fecomércio PR, concedida em 74 anos de existência da instituição a apenas 29 pessoas. Os agraciados com a comenda serão o artista Luiz Gagliastri; a advogada Marilena Indira Winter, primeira mulher a ser eleita presidente da OAB Paraná, e o empresário Paulo Hermínio Pennacchi.