Confiança do empresário do comércio paranaense cresce em julho

Texto: Fecomércio/PR

Indicador tem alta pelo terceiro mês consecutivo, puxado pelas micro e pequenas empresas

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) cresceu pelo terceiro mês consecutivo no Paraná, chegando a 123,7 pontos em julho, com alta mensal de 1,2%. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Este foi o melhor índice para um mês de julho da série histórica. O cenário nacional também é de elevação do indicador, que atingiu 123,1 pontos neste mês.

Com 123,7 pontos, as micro e pequenas empresas são as mais confiantes. Na comparação com julho de 2021 a avaliação dos empreendedores de pequeno porte sobre os negócios e a conjuntura econômica cresceu dez pontos. Entre as médias e grandes empresas, verifica-se diminuição do otimismo, que passou de 132,1 pontos em junho para 127,1 pontos em julho. Mesmo assim, na comparação com julho do ano passado, quando marcava 114,2 pontos, a opinião dos empresários é mais favorável.

Dos fatores que compõem o ICEC, todos tiveram crescimento na variação mensal. As Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) marcam 106,7 pontos, com aumento de 2,6% na comparação com junho e alta de 23,9% em relação a julho de 2021. Com 149,3 pontos as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) aumentaram 0,8% sobre junho e caíram 1,7% na variação anual. Já os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) estão em 115,2 pontos, com elevação de 0,4% ante junho e aumento de 12,1% sobre julho do ano passado.